Brasão do município



Brasão: Representa o governo municipal

Escudo Samnítico: Primeiro estilo de escudo introduzido em Portugal por influência francesa, evocando a raça latina colonizadora e principal formadora da nacionalidade brasileira.

Coroa Mural: Símbolo universal dos brasões de domínio, que, sendo prata, de seis torres, das quais apenas quatro são visíveis em perspectiva no desenho, classificada a cidade que representa na terceira grandeza, ou seja, sede do município.

Cruz “Tal”: Símbolo de Santo Antônio, padroeiro de nossa cidade e que lhe empresta o nome.

Flores-de-liz e rosas heráldicas: Dão sentido de Jardim.

Esmalte sinopia (verde) do campo do escudo: Símbolo de civilidade, fartura, magnanimidade; o verde, esperança, alude aos campos verdejantes na primavera, fazendo “esperar” coplosa colheita.

Metal folde (ouro): Símbolo de riqueza, nobreza, esplendor, grandeza e mando.

Metal argente (prata): Símbolo de amizade, pureza, paz, religiosidade e dedicação.

Galho de café frutificado ao natural e a haste de pâmpanos (uvas): Indicam os principais produtos oriundos da terra dadivosa e fértil, dado que o município tem na agricultura a base de sua economia.

Listel de goles (vermelho): Simboliza a audácia, intrepidez, coragem, valentia e amor, predicados do povo aplicado no crescente progresso de sua cidade.

Letras argentinas prateadas: O topônimo indicador “Santo Antônio do Jardim”, ladeado pelas datas “26-3-1881” de sua fundação e “30-12-1953” de sua emancipação política.

Faixas amarelas: Simbolizam a irradiação do Poder Municipal e todos os quadrantes de seu território. O amarelo é símbolo de grandeza, riqueza, esplendor e mando.

Faixas vermelhas: Simbolizam o amor-pátrio, a audácia, a intrepidez, coragem e valentia.

Os quartéis (campo verde): Representam as propriedades rurais existentes no território municipal. O verde é símbolo de civilidade, fartura, abundância e esperança de um futuro grandioso para a cidade.