25 de janeiro de 2011

Boi Laranja

 Para alguns moradores, o boi era de verdade, alguns dizem que era um boi que ficava em um pasto em nosso município, juntamente com outros animais, inclusive, com o Boi Jardim. Segundo testemunhas ele era um animal estranho, ficava isolado e a noite era a tentação do local, o olhar dele causava medo nas pessoas. E dizem que mesmo após sua morte ele continuou a aparecer para as pessoas que passavam por ali perto do pasto em que viveu.
Há também os que dizem que a origem do Boi Laranja é nordestina, outros do Sul de Minas Gerais. Mas o que todos afirmam que ele realmente existiu.
No Bairro da Manteiga, próximo das terras que foram doada para a construção de cidade, foi feita a primeira aparição do Boi Laranja, artesanalmente fabricado. Contam que alguns rapazes, que não acreditavam na história decidiram fabricar um Boi feito de bambu e coberto com um tecido colorido e com uma caveira de boi, tudo bem semelhante ao Boi Laranja, com a intenção de assustar as pessoas.
 Eles ficaram escondidos na estrada esperando a procissão terminar, para poderem finalmente assustar as pessoas, já que as mesmas teriam que passar pela estrada para irem as suas casas. Neste dia, até os homens tiveram medo, pois o que diz a história é que o Boi Laranja gostava de "atormentar" crianças e mulheres. No dia seguinte, haviam pendurados na cerca de arame pedaços de vestidos das mulheres.
 Por algum tempo os rapazes manteram-se em segredo o que haviam feito, mas depois de algum tempo foi descoberto e a partir daí o Boi Laranja ganhou destaque em festas tradicionais do nosso Município. Mas depois de um tempo, um grupo de mulheres foram até a delegacia pedirem para que o delegado proibisse a atração do Boi Laranja.
 Certa vez, os rapazes que faziam a personagem do Boi Laranja, saíram mesmo com a proibição do delegado. Foram dois policiais ao local para acabarem com a brincadeira, nisso encarnaram o Boi Laranja e partiram em cima dos policiais derrubando-os.
 Depois de algum tempo, por causa das proibições, o Boi Laranja voltou a apresentar-se em sextas-feiras Santas, aniversário da Cidade e no dia de Santo Antônio, sob autorização do Delegado de Policia e com a condição de não avançar até as calçadas.
 Por alguns anos o boi Laranja continuou a fazer parte das tradições do Município, um símbolo do nosso Folclore, mas infelizmente o Boi Laranja deixou de ser atração nas festividades.


Video Boi laranja



Artista plastica Valdirene Pacheco confeccionando o boi laranja.




10 comentários:

Julia Onorio disse...

Adorei o Video do Boi Laranja..eu morria de medo, e fazia meu pai me levar no colo e andar umas quadras longe pra conseguir chegar em casa...maior adrenalina!!!

Unknown disse...

Era muito legal. Não me esqueço do Reginaldo (do Tio Divino) com as pernas curtas, pulando todos os bancos da praça e o boi atrás dele.. rsrs

Anônimo disse...

Ah bons tempos aqueles, pena que as crianças cresceram..

Vera Anacleto

Unknown disse...

Ah muito bom o video.. mostrei aqui pro meu pai.. ele adorou.. e o q mais gostou eh q ainda tinha cabelo.. e preto hahahahaha

Beijos

Dione Sueitt disse...

Adorei o vídeo! Boas lembranças!!! Parabéns pela iniciativa de contar a história de nossa cidade!! O blog está maravilhoso!!!

Julia Onorio disse...

adorei o video !!!! Que bom alguém valorizando a cultura de nossa cidade!!!! você está de parabéns prima pelo blog todo!
* 2011 - niver da cidade(26/03) o boi laranja estará de volta em frente a prefeitura as 9h da manhã! homenagem ao boi.

Prof. Maria Angélica

Unknown disse...

.. Falo do Boi laranja destaco o Boi Jardim .. duas ricas figuras folcloricas de Santo antonio do Jardim...

.. Dizem que eles existiram eram o que contaram pa mim... Ficava ao lado de um grande pasto ao lado do Boi Jardim...

Velhos temposs...
Marluce vc e a Karen estão de Parabéns...

gilvan disse...

legal o boi laranja aki na em graminea ainda temos ele e quase me matei correndo dele esse ano kkkk. gostaria do contato dessa artista plastica pra ela confecionar um pra mim o ano que vem

gilvan disse...

legal o boi laranja aki na em graminea ainda temos ele e quase me matei correndo dele esse ano kkkk. gostaria do contato dessa artista plastica pra ela confecionar um pra mim o ano que vem

Michele Bianchini disse...

Muito legal o vídeo...encontrei mostrando para meus amigos o boi laranja que eu morria de medo...rs

Show o blog! Legal a iniciativa e saber que existem pessoas que ainda se orgulham de Santo Antonio do Jardim apesar de TUDO!